terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mês 11 - De mal com a papinha

Neste mês meu rapazinho estava cada vez mais empolgado com seu andar se segurando nas coisas, mas sempre que via que era demorado se punha a engatinhar. E agora sim engatinhar, não mais se arrastar (pra felicidade da mãe, já que agora era só a calça da roupa que sujava no chão. Teve roupa que de tanto esfregar no chão teve perda total).
A diarréia do mês anterior fez com que ele não ganhasse peso e a médica um tanto preocupada passou exame de fezes e urina. Felizmente não deram nada. Mas que complicadinho fazer o de urina, ter que coletar num saquinho. Como saber a hora que o pipis ia sair? Põe a mãe a esperar e dar água pro rebendo... Comédia! Mas agora já tô fera nisso.E sei que pode deixar o saco na fraldinha meia hora aguardando o pipis.
Desde então ele também está enjoadinho pra comer. Na minha época de criança e até algum tempo atrás era comum a mãe obrigando a criança comer. Mas já vi opiniões de pediatra que isso pode levar a uma obesidade no futuro ( e vejo que faz algum sentido,olhando minhas gordurinhas hoje e sempre). E mais importante que isso. Li que até dois anos a criança sabe seu limite. Então não adianta forçar. E foi assim que agi. Mas me preocupei com o não ganho de peso e com um comentário da médica na consulta sobre ter ouvido a barriga dele roncar de fome. E comecei a forçar. Mas que tormento e que perrengue é isso. Tem dias que é um chororô, tem que segurar braços, e lá vai uma hora, uma hora e meia nesse embate. No fim, eu fico exausta. E ele também deve ficar, tadinho. Agora eu forço até 1 hora. É o meu limite.
Engraçado são os gostos do Arthur. Se deixar ele come só arroz, abre aquele bocão feliz, tenta pegar a colher com a mão dele e tudo. E o mesmo com espinafre e queijo minas. Uma vez num restaurante ele comeu todo o queijo disponível no self service.... (estranho que depois desse mês ele parou com o queijo, não come de jeito nenhum). E também está enjoado pra comer frutinhas (menos a papinha nestle).Mas eu já percebi que ele fica ruim pra comer quando tem dentinho vindo. Deve doer pra caramba ne?! Aliás, nesse mês surgiram mais dois dentinhos (agora já são 4).
Os dentes também trouxeram um outro problema. As brincadeiras dele morder passaram a doer bem mais. Os beijinhos se tornaram mordidas que deixam marcar roxas. E lá fui eu sofrendo de novo com o peito machucado pelos dentes zero quilômetro... Ai! E pior é que ele morde de brincadeira, fica rindo, e eu dou bronca, cheia de dor, mas doida pra rir junto...Mas acho que ele também faz isso pelo incômodo da gengiva com o dente saindo.
As saídas do mês foram pra resolver coisas da festa, comprar roupas, entregar convites. É, outubro vindo, primeiro ano do meu filho, festinha. Meu Deus, como passou rápido esse ano. Bem que todo mundo falava isso. Meu neném, que quando vi a primeira vez tinha apenas 8 mm, já começa a parecer um menininho. E eu cada dia mais apaixonada. Está cada dia mais arteiro, já parece entender muito do que falamos, já começa a ter algumas manias e teimosias. E fazer cada vez mais gracinhas! Uma novidade, uma descoberta por dia, um fofo! Saudável e feliz, e isso me faz agradecer a Deus cada dia pelo presente que Ele me deu.

Arthur 11 meses
Kg
cm

Nenhum comentário: