quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

1 ano

Que vergonha!!! Mais uma vez, não cumpri com minha palavra...O bichinho já completou seu 1 e meio e eu nada de atualizar isso aqui... É, povo, o tempo voa!!! E meu bebezinho já é um pequeno menino!!! Foram tantas descobertas nesse primeiro ano (minhas e dele). Fomos nos conhecendo e como eu aprendo com aquele pequeno grande ser. Seu primeiro ciclo de ano se completou e neste dia mais uma vez agradeci a Deus pelo anjo que ele colocou na minha vida. Como tudo se tornou diferente quando ele chegou! Como eu me modifiquei quando me vi mãe. Como eu amo esse menino. Eu as vezes me perco nas palavras para dizer o que sinto, pq o amor é tão infinito que não consigo traduzir em letras.
Mas bem, Tutu chegou ao 1º ano ainda sem andar sozinho, o que começou a fazer 2 dias depois e lógico, eu chorei... E uma semana depois foi deixando o ar desengonçado de lado e já começou a ensaiar corridinhas. (Que coisa fofa criança começando a andar!!!). Sinto ele mais livre, ainda mais feliz, sua primeira independência. E como é gostoso ele vindo correndo atrás de mim quando eu chamo ou simplesmente quando me procura. O que sempre termina num sorriso lindo ou num abraço onde quer que os braços alcancem... rss...
A festinha foi perfeita. No início eu até estava meio triste porque ele parecia insatisfeito. Acho que por conta de tanta gente chegando e falando, foto, vídeo. Mas foi só largar ele livre no chão, foi se soltando, aqueles sorrisos largos, aquela cara de moleque travesso surgiu... E tudo valeu a pena!
E como ganhou presente o bichinho! Minha casa parece uma filial de loja de brinquedos, uma loucura!!!! Ele ficou doido qndo viu tanto pacote, depois tanta caixa, não sabia onde mexer primeiro, comédia!!!!
Com 1 ano e 1 mês fizemos a pimeira viagem longa. Que loucura, qnta coisa a gente tem que levar com criança.... E ele curtiu demais! Fomos a Penedo. Depois no mês seguinte fomos a São Paulo e Campos do Jordão, e ele também se esbaldou. Principalmente com as decorações de natal.Muita luz piscando, enfeites se movendo. Ele adora!!! Menos o Papai Noel, como chorou!!! Acabamos só tirando foto no nosso colo, não deu praquela tradicional. E ele saiu com aquela cara de me tira daqui peloamordedeus!!!! rss No início até o papai noel de boneco ele chorava, depois passou a ser só com o de "verdade". E não adiantava querer comprar ele com balinhas, huhauhauhuahuahua. Não posso falar nada, também morria de medo do velhinho... Ah, e também ficou super bem na viagem em si, no carro. Não dorme fácil não, mas ficou bem. E como ele adora ver caminhões e ônibus (grita feito louco, aponta todos) e o que mais tem em estrada é isso, ele ficou esfuziante (nossa, de onde desencavei esta palavra!)
Depois que começou a andar nós começamos a dar banho nele no chuveiro. E como adora!!! Ainda mais com o calorão que está. Agora eu falo vamos tomar banho e ele já corre pro banheiro. Fica brincando com o chuveirinho, gritando(sua forma maior de expressar alegria). E vale banho de mangueira, de tanque... Na piscininha que é engraçado, ele prefere ficar do lado de fora, tirando a água de dentro e pondo no baldinho. Só não consegui levar ele ainda numa piscina de verdade. O dia que foi estava só com a tia, e não quis ficar!
E se antes cada dia era uma novidade, uma descoberta; agora inclui na conta também uma travessura por dia. Subir e descer do sofá, da cama, nas escadas da vida... Apertar tudo que é botão que aparece pelo caminho. Mexer nas gavetas e armários (principalmente da cozinha) e espalhar pelos 4 cantos da casa. Nada de incomum encontrar um sapato no armários dos tapewares ou conchas na caixa de brinquedo. Aliás o item preferido são os pregadores. Cada vez que ponho roupa pra secar noto que eles estão diminuindo no cestinho. E na hora da arrumação encontro os tais, nos lugares mais inimagináveis possíveis. Aqui em casa fico relativamente mais descansada pq de certa forma está adaptada a mãozinhas mexilonas. Fica só a bagunça mesmo, sem risco de se machucar. Mas em qualquer outra casa é estado de alerta total.
Inclusive,
sobre proteção: colocamos logo as redes de proteção nas janelas e varanda (o danadinho nunca tentou bancar super-herói, mas achava uma graça jogar seus brinquedos ou o que quer que conseguisse varanda abaixo) PS. esse problema foi + ou menos resolvido, já que ele descobriu os vãos da rede e vez por outra lá se vai um pregador, por exemplo, rsss. Agora quanto a trancas dos armários, ou cairam (e aí fica minha decepção pra porcaria que descola a toa); ou ele já aprendeu a abrir... Tá pensando o quê? Mas felizmente nas que tem algum perigo ele não mexe. Aliás, ele costuma fechar as trancas que ainda restam... quando esqueço aberto, um fofo!!!
Uma coisa que o Tucs faz que fico aflita é comer (ou tentar comer) papel. Mas tirando isso e restos, farelos de biscoito, comida e pão, qualquer outra coisa que encontra ele não põe na boca, dá na mão da gente. E tem verdadeira guerra contra sujeira e bichinhos. Fica agoniado apontando até nós tirarmos dali. Até ensinei ele a matar formiga, tamanha aflição que ele fica. E até fazendo isso ele é uma graça. Sua grande diversão atual é brincar com uma vassourinha e rodo, faz faxina o tempo todo na casa... coisa mais linda!
Mas vamos as fofuras que me fazem babar... Ele ainda não fala português, mas entende tudo que nós falamos. Sabe apontar as pessoas (mamãe, papai, vovó,vovô, tia e quando tem alguém novo que ensinamos o nome); sabe mostrar várias partes do corpo (cabelo, umbigo, barriga, orelha, mãos, pés, nariz, boca, lingua, dentes, olhos, torneirinha, axila, pescoço - foi nessa ordem); aponta os objetos também. Aprendeu a jogar beijos, faz o som do gato, cachorro, leão,motorista maluco (que é uma graça). E dá o abraço mais gostoso do mundo!!! Beijo quando quer, ele encosta a boca na nossa bochecha ou mostra a dele pra ganhar, esperto!
Pra fechar esse post testamento atrasildo, um momento ternura. Arthur ainda acorda no meio da madrugada e vez por outra ele acaba ficando depois que acorda na minha cama. E aí quando acorda de vez me cutuca pedindo pra mamar. Certo dia ele acordou, me cutucou e quando abri os olhos, além do lindo sorriso que sempre ganho, ganhei beijos. E com isso ganhei também o dia! Cada dia me apaixono mais por esse pinguinho de gente!




Nenhum comentário: