sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Paraolimpíadas e preconceitos

Às vezes me ponho a refletir sobre a realidade no Brasil e penso: quem são as verdadeiras vítimas do preconceito, as minorias ou as maiorias?
Fico revoltada cada vez q vou fazer um concurso e vejo vagas destinadas ao portador de deficiências, ué? Todos seremos testados intelectualmente e, ao menos q as deficiências fossem intelectuais, ele não deveria ter tratamento diferenciado. Pq se o concurso extingüe diferenciações se vc é gordo ou magro, feio ou bonito, velho ou novo, que é o q acaba dando emprego a um ou outro no particular, tb acaba com as diferenciações se vc não pode andar, ou falar, ou ver, por exemplo. E aí pq não vou concorrer em pé de igualdade com esses? Já tomei preju por conta disso e não me conformo. Uma vez vi num edital q além da vaga pro portador de deficiência, tinha uma cota pro negro. Peraê, ja não basta pras universidades (q já é absurdo) ainda tem pro concurso público? Aí, resultado: se temos por exemplo 3 vagas, uma é pra quem é deficiente, e aí meia dúzia concorre. Outra pra quem é negro(preto pra dizer a verdade pq acho outra palhaçada isso, já q a minha cor é branco pq a dele não pode ser chamada de preto?). Mas voltando: outra vaga é disputada por mais meia dúzia q é preta. E os outros 300 se matam por mais uma vaga. Desigual né? Pq não os trezentos e doze disputando as três, já q nada os diferencia intelectualmente? Eu sei q comentei isso na época com um amigo e ele disse q só faltava criarem a cota pra mulher tb, aí seria o cúmulo total. Me pergunto então: quem sofre o preconceito na verdade? Quem está sendo discriminado? Como este amigo disse, tenho culpa eu por ser homem, branco e classe média? Outra coisa: sou veementemente contra cotas pra negros na universidade. Primeiro pq acho q essas cotas é q geram segregação, elas é q são discriminatórias. Outra razão é justamente o q já disse, o intelectual não muda de acordo com a cor da pele. Se quisessem fazer cotas, então q fosse pra quem é menos afortunado em dindis, teve uma educação deficiente e tal. Aí até seria mais justo. Última razão é q acho bizarro o governo dar tanto incentivo pra fazerem faculdade e não pra cursos técnicos e pro ensino fundamental. Fica um monte de "adevogado" desempregado. E sempre q vejo matérias sobre onde sobra emprego é precisando de mão de obra especializada. Mas aqui as pessoas não pensam, só querem aparecer, dá nisso. Vide a ridícula da aprovação automática implementada nas escolas municipais do RJ: todo mundo passa de série, mesmo sem aprender. O número de aprovações fica lindo nos documentos, mas por trás disso tem um bando de crianças desmotivadas a estudar e q não aprendem nada. E saem da escola e vão pro mercado de trabalho sem saber nada. E aí se beneficiam muitas vezes dessas cotas, e vc q sabe, q estudou, q se esforçou toma preju. Como diz Copélia, "Prefiro não comentar".
Affe, mas falei, tô me estendendo a beça e não falei ainda das paraolimpíadas. Estava eu acompanhando por acaso esta semana. Pq nas olimpíadas era um frisson, criaram até canais extras, os canais mudaram a programação, o noticiário era só isso, mas nas paraolimpíadas eles preferem transmitir XV de Piracicaba X Pindamonhangaba, pela 3ª divisão, e mostrar só os melhores momentos da competição paraolímpica, sem nada ao vivo. Pois bem, já começa aí o preconceito, justo onde não deveria existir. E nesse dia q vi, e daí passei a acompanhar qndo dá, q os brasileiros tão ganhando medalha a rodo, e qse ninguém tá sabendo. E eles não são valorizados, a tv mostra num flash rápido, o jornal na internet não mostra na capa. Sério, meu olho até se enche de lágrima ao ver um cara com dois cotoquinhos no lugar do braço e sem uma perna dando uma de Michael Phelps, q foi o grande campeão na natação desta olimpíada. Ganhando várias medalhas pro Brasil, dando leva nos adversários, fazendo coisas q eu, graças a Deus sem nenhuma deficiência física, não consigo fazer (não sei nadar nem fora de competição). E aí, esses, q deveriam receber todo incentivo e glória, cadê? Eu aqui na minha humilde pagininha deixo registrado meus parabéns e meu orgulho por vcs representarem tão lindamente nossa pátria. Vcs são mais que vencedores!
PS: foi um custo achar, tive q catar no google, mas pelo quadro de medalhas, hj estamos em 9º com 10 de ouro, 8 de prata e 10 de bronze, total de 28. Embora não acho q devemos criticar nossos atletas pq não conseguiram ganhar medalhas, pq muitos deles não recebem incentivos suficientes, qntas mesmo conseguimos no final da olimpíada? E a paraolimpíada ainda não acabou.

Nenhum comentário: