quinta-feira, 3 de abril de 2008

Páscoa em Minas



Sempre quis fazer essa viagem para as cidades históricas de Minas Gerais. E não poderíamos ter pego ocasião melhor q a Páscoa pro passeio. Adorei tudo. Mesmo aquilo q não foi o melhor. Faltou visitar algumas cidades importantes (não dava tempo, só 3 dias), conhecer as famosas grutas, e, como zuei, fui a tantas igrejas q tô santificada com bônus... rs... Meio q me decepcionei com Ouro Preto, mas só sob o aspecto q julgava q o lugar era menor. Adorei Tiradentes, quero voltar lá, com certeza! Mordomia total nas famosas ladeiras, tinha uma van pra levar de um ponto a outro. O hotel, cinco estrelas, deixou a desejar. Mas tinha uma piscina térmica q foi nota mil. Ah, ficamos em Belo Horizonte e de lá partia-se para os passeios. Pelo pouco q vi, BH é uma cidade realmente planejada, e bem arborizada. Não achei tão limpo qnto SP, vi muitos mendigos, mas vi muita coisa bonita (muitas praças/parques e a Lagoa da Pampulha muito bem cuidada). Gente, e o bairro das Mangabeiras é luxo total e absoluto (tem casa até com elevador panorâmico). E o sotaque dos mineiros é uma graça. Achei q fosse só caipirada q falasse assim, mas q nada, o povo da cidade tb puxa nuns "s" q só visssto... rss... Palmas pro guia: Néio, gente boa toda vida! Ah, só um aspecto a contestar. A entrada da maioria das igrejas era paga. Dois reais, com direito as meias da vida. Não sei se devo criticar, mas visitei milhares de igrejas em Portugal e nunca paguei nada. Meu maridão foi ao Vaticano e tb não. Mas como tem a questão de precisarem do dindins pra conservação, tá. Aceito. Mas achei as coisas meio beeem maltratadinhas, sem conservação pra quem cobra entrada. Ah, mais as obras do Aleijadinho são o máximo, muito perfeitas e lindas mesmo. E como era Páscoa, vimos ainda os famosos tapetes contando a paixão de Cristo, lindo trabalho. Vale a pena o belo passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João Del Rey (sempre é romântico).

Cidades históricas de Minas Gerais (Brasil) - Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Cataguases, Catas Altas, Congonhas (fui), Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Itabira e Itabirito (passei), Itapecerica, Mariana (fui), Ouro Branco, Ouro Preto (fui), Pitangui, Prados, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Tomé das Letras, São João del Rey (fui), Serro, Tiradentes (fui).
Qnto ao pecado da gula, comida mineira não é lá minha preferida mesmo, e os doces só como qndo vou a Minas (minha tara é mesmo chocolate). Aliás, uma excelente dica. Viajem na Páscoa, vc nem lembra de querer comer chocolate ou ovo de páscoa. Só combine com a família e amigos de não te darem nada. E nem compre. Senão na volta vc vai comer do mesmo jeito. Pois é, aconteceu comigo... mas ainda tem mais guardado q comido.... rss
Planos para próximos roteiros de viagem. A tal segunda lua de mel em Friburgo/Lumiar e Parati. Próximo feriado é de Tiradentes, vamos ver se rola...
Ah, e atrasado mas ainda e sempre em tempo: Lembrem sempre o real siginificado da Páscoa. E valorizem o sacrifício feito pra nos libertar. Respeito e fé, é o mínimo que podemos fazer. Vamos seguir Seus ensinamentos, pôr em prática Suas mensagens.

Nenhum comentário: