segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Olimpíadas 2008 Beijing (Pequim - China)


Eu estava esperando as Olimpíadas acabarem para falar sobre elas, fazer uma espécie de balanço. Adoro acompanhar as competições(especialmente vôlei, basquete, ginástica olímpica e artística), mas como foi na China, em Pequim, ou Beijing, dessa vez o horário dificultou um pouco (ou um muito). Todo mundo criticou o desempenho do Brasil nos jogos - no final ficamos com 15 medalhas, 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze - bom, mas pelo que ouvi foi o segundo melhor resultado do país em Olimpíadas. Então, não acho que tenhamos ido tão mal assim. Fato é que o incentivo ao esporte por aqui ainda está aquém do desejável. Não critico os esportistas que foram cheios de esperança de serem campeões e não foram. Acho que todos se esforçaram muito pra ali estarem, e no final só um pode ganhar, então... Repetindo uma frase fantástica do grande Oscar Schmith "Não existe talento, existe treino". Então quem treinou mais, há mais tempo acaba superando, acaba sendo melhor. Fora que muitos momentos se joga com o fator sorte, com o fator nervosismo. Então parabéns aqueles que lutaram, com garra conseguiram chegar lá ou quase lá, mas que superaram seus limites, deram o melhor de si. E aplausos aos muitos que tiveram que bancar sozinhos seu próprio treinamento, viagem, etc.
Muito se falou nesta Olimpíada dos grandes recordes batidos e do belo desempenho das mulheres brasileiras (grande parte das medalhas que ganhamos veio delas). Outra coisa que não posso deixar de comentar foi a grande polêmica em torno da "censura" chinesa. Bom, um país tem suas leis, e se permitiram que o evento fosse realizado lá, sabiam o que estaria esperando. Por mais bizarro que possa parecer, mas na casa dos outros quem manda são eles, então há que se respeitar. Sei que teve polêmica até na festa de abertura, que aliás foi um show de luzes e aparatos tecnológicos, achei tudo lindo!!! Mas a polêmica ficou por conta de certas atitudes piratas, rss... como a chinesinha que só dublava e os fotos de artifício de mentirinha... e sabe-se lá mais o que não rolou realmente... A festa de encerramento seguiu a mesma bela produção (a parte da falsificação ainda não sei) rss.
Ah, a próxima Olímpiada será em Londres e pelo que imagino e pelo que mostraram na festa de encerramento, não terá nada que faça nossos olhos brilharem, mas em questão de organzação acho que será perfeito. Aliás, até a logo é feiona (imagem ao lado). E o Brasil continua em luta para sediar uma olimpíada (agora em 2016). Acho um absurdo, parece piada. Entendo que seria um grande incentivo pra cidade, mas não acho conveniente e nem acessível isso tudo. Precisamos de tanta coisa, temos tantos problemas com (in)segurança, saúde, transportes, meio ambiente (etc) e, ao invés de investir no cidadão, gastar milhões numa mega produção dessas? Não concordo. Acho que primeiro deviam fazer do Rio uma cidade modelo, e depois sim pensar em se candidatar ao que quer que fosse. Aí podem dizer que o Pan-Americano foi aqui e tudo deu certo. Me pergunto: deu mesmo? e, mesmo assim, as proporções são outras. Já tô enlouquecida pensando na fuzarca que vai dar essa coisa de Copa do Mundo no Brasil. Não temos o mínimo de infra-estrutura pra isso... Torço para que se faça o mínimo no Rio de Janeiro e São Paulo, as cidades já estão inchadas, viraria um caos um evento desse porte. Mas, só me cabe opinar, não sou eu que decido nada.
Mas vamos falar de coisas legais. Adorei ver os chininhas torcendo "bresil, bresil" e tirando foto de tudo e de todos, eles são uma gracinha..... E eu tô desde o início dos jogos com desejo de ir a uma pastelaria dessas de chinês que temos aqui em quase toda esquina e me acabar num pastel de queijo com caldo de cana... hummmm...
Voltando ao assunto do post... Dia 6 de setembro começam as paraolimpíadas, força aos atletas tupiniquins...

Nenhum comentário: