segunda-feira, 18 de junho de 2012

Opções

Ontem, a opinião de uma mulher chamou a minha atenção dizendo exatamente aquilo que penso. TODA MULHER TEM DIREITO A ESCOLHER O TIPO DE PARTO QUE QUER. A matéria era um desdobramento de uma reportagem apresentada na semana anterior sobre parto "humanizado". Basicamente sobre mulheres que optam por fazer o parto em casa, com acompanhamento de uma doula ou parteira. Eu nunca faria uma opção dessas, por medo, por achar o risco desnecessário, por preferir um acompanhamento de médico e saber que tenho todos os recursos facilmente ao meu alcance. E sou a favor da cesariana. Por toda a comodidade que traz, porque acho o sofrimento da mãe e da criança de horas em trabalho de parto desnecessário e até perigoso. E pra quem coloca religião nesse assunto eu ainda digo que se Deus deu sabedoria e capacidade aos médicos de fazer de uma forma diferente, pra que sofrer... Bom, mas essa é minha opinião. E minha opção. E o post é justamente sobre isso. Não crucifico ninguém por sua escolha e tb não quero ser crucificada pela minha. Acho o cúmulo quem diz que quem tem o filho por cesariana é menos mãe, ou fraca, entre outras baboseiras que já li ou ouvi. Eu tenho direito a escolha, o corpo é meu e eu sofro as consequencias de um ou de outro, ninguém tem nada a ver com isso. E não é um parto que vai definir o quão mãe eu sou. Vejo muita gente pregando parto "normal" e depois nem se preocupa com amamentação, essa sim traz benefícios a criança, e não a forma com que o bebê saiu da barriga. E outra: o Brasil tem mania de levantar bandeiras de preconceito pra um lado. Se vc falar que uma pessoa é preta é preconceito, mas se chamar alguém de branco azedo ou barata descascada fica por isso mesmo. Se falar contra parto normal é o fim, mas criticar quem faz cesária pode. Bom, fica aqui minha opinião, meu protesto, meu desabafo.

Nenhum comentário: